São Paulo, 06 de setembro de 2018.
Ofício nº 00596/2018.
Prezado associado,

Como é do conhecimento de todos, ano passado tivemos que interromper nosso processo de Certificação para reavaliação e melhoria do sistema, que apresentava algumas falhas e deficiências.

A partir dessa interrupção, nos empenhamos num sistemático trabalho de análise de todo o processo, revisão minuciosa do banco de questões (tanto daquelas relacionadas ao nível ABT1 quanto ao nível ABT2), pesquisa e avaliação de soluções tecnológicas de ponta, procurando encontrar a que mais adequadamente pudesse conciliar nossas restrições e atender nossos objetivos de conferir ao processo agilidade, eficiência, confiabilidade e respeitabilidade. Todo esse esforço resultou no estabelecimento de uma nova parceria, desta vez com a mais respeitada e experiente entidade certificadora do País, a Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Da negociação empreendida com a FGV, que tomou alguns meses desse processo, conseguimos firmar a parceria sem custos adicionais para a ABRACAM, que deverá repassar àquela entidade certificadora uma parte da taxa de inscrição cobrada do candidato, em valor equivalente ao que já era praticado anteriormente com a ASSBAN.

O banco de questões, tanto para o nível ABT1 quanto para o ABT2, foi totalmente revisado, com correção e melhoria dos enunciados, eliminação de duplicidades, balanceamento dos temas abordados e adequação a várias outras exigências metodológicas impostas pela FGV, com o cuidado de não alterar o conteúdo programático estabelecido para que não causasse um desequilíbrio em relação às certificações já emitidas.

A partir de agora as provas serão realizadas presencialmente num dos centros de testes da rede credenciada pela FGV, com mais de 250 pontos espalhados pelo País e em franco processo de expansão. A capilaridade da instituição permitirá que todos os associados e seus correspondentes encontrem um desses centros em local ou cidade próxima a sua atuação. Se ainda assim houver dificuldade para o acesso de candidatos, a FGV estará aberta a analisar nossas demandas por implantação de novos centros.

Estamos disponibilizando o novo sistema para as inscrições dos candidatos, que poderão ser feitas por este link (a partir do dia 10 de setembro). Apesar de todo o investimento realizado na melhoria do sistema, o sucesso das negociações permitiu a manutenção dos mesmos valores cobrados anteriormente e que se situam bem abaixo da média cobrada para as certificações profissionais correlatas.

Na próxima quarta-feira, dia 12, às 14:00 horas, haverá uma apresentação detalhada do novo sistema no Auditório de nossa Sede, antes da Palestra “O Câmbio na Perspectiva do Conselho de Recursos do SFN”, para a qual contamos com a presença de ao menos um representante de cada Associado, seja presencial ou remotamente, oportunidade em que poderão ser sanadas quaisquer dúvidas sobre o seu funcionamento. Será também providenciada uma apresentação em vídeo e disponibilizada posteriormente em nosso site.

Acreditamos que o atual processo de certificação tem potencial para se tornar referência, não só para os nossos Associados mas também para outras instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio, para novos profissionais interessados em ingressar no segmento e, até mesmo, para estudantes que procuram se habilitar à inserção futura no mercado de trabalho, podendo se tornar um pilar de sustentação das boas práticas no mercado cambial, fortalecendo a imagem da ABRACAM e do Segmento como um todo. Mas é importante notar que, apesar de nosso esforço, essa conquista só se viabilizará com a efetiva participação e apoio de todos.

Recomendamos, enfaticamente, que incentivem e até mesmo cobrem de seus colaboradores diretos e de seus Correspondentes que ainda não obtiveram as respectivas certificações a fazê-lo e a dedicarem parte do tempo livre ao estudo do conteúdo programático previsto para o teste, sem o que, mesmo com as adequações que foram feitas, será muito difícil obter a aprovação dado o nível de exigência das provas.

O processo de certificação, agora atualizado e através de plataforma mais acessível, é parte indispensável do processo de fortalecimento de sua governança e da melhoria da sua imagem.

Esperamos a participação de todos.

O material desta certificação pode ser acessado gratuitamente. Clique aqui

"Obrigatória para os correspondentes cambiais que realizam operações definidas no artigo 9º, inciso I, da Resolução CMN nº 3.954."

ABRACAM - Associação Brasileira de Câmbio

Anúncie no site da ABRACAM

A ABRACAM é o lugar ideal para você divulgar seu negócio ou produto. Anuncie em nosso portal.