São Paulo, 24 de agosto de 2017.
Ofício nº 508/2017.
Prezado associado,

Fazemos referência ao nosso Ofício nº 469/2017, de 26 de maio deste ano, por meio do qual informamos sobre o esforço que estamos empreendendo no aprimoramento da governança da ABRACAM, com o intuito de revisar e melhorar nossos processos, dentre eles os exames de Certificação e o UNICAM. Naquele momento, comunicamos que seria necessária uma suspensão temporária do processo de Certificação, e emissão de novas senhas, por um prazo de até 90 dias, a partir daquela data.

Durante esse período, o trabalho de aprimoramento do processo de Certificação foi dividido em quatro fases:

1. Análise de todo o processo, para levantamento das falhas, dos pontos a serem aperfeiçoados e da melhor forma de abordar e solucionar essas deficiências;
2. Revisão minuciosa do banco de questões, tanto daquelas relacionadas ao nível ABT1 quanto ao nível ABT2, buscando uma melhor sintonia com as boas práticas e técnicas, com a realidade do nosso mercado e de nossos Associados;
3. Pesquisa e avaliação de soluções tecnológicas de ponta, procurando encontrar a que mais adequadamente pudesse conciliar nossas restrições e, ao mesmo tempo, atender nossos objetivos, conferindo ao processo agilidade, eficiência, confiabilidade e, por consequência, respeitabilidade;
4. Contratação de uma nova entidade certificadora.

As três primeiras fases foram integralmente cumpridas, entretanto, apesar de todo o esforço despendido, infelizmente o prazo fixado se mostrou insuficiente para a conclusão da quarta fase, principalmente devido ao tempo consumido na busca e avaliação de várias alternativas, até encontrar a que melhor e mais economicamente nos atendesse, o que demandou consultas e reuniões com diversas empresas e entidades especializadas.

A boa notícia é que essa última fase está bem adiantada, e nos encontramos muito próximos de fechar uma parceria com importante entidade certificadora, reconhecida e respeitada nacionalmente.

Por isso, comunicamos que estamos empenhados para que tudo seja concluído, e para que possamos anunciar a nova parceria, em poucos dias, de tal forma que o novo sistema também esteja disponível em breve espaço de tempo. Contudo, como dependemos de terceiros e também como será preciso efetuar vários testes de conformidade antes da disponibilização das provas, preferimos não fixar, nesse momento, uma nova data para a retomada da liberação de senhas.

Assim que concluirmos essa etapa final e o novo sistema esteja em condições de utilização, a ABRACAM e seus Associados decidirão em conjunto um novo calendário para a finalização do processo de certificação e a adequação das demais etapas e dos prazos estabelecidos na Política de Relacionamento com os Correspondentes Cambiais.

Nesse meio tempo, entretanto, recomendamos que incentivem seus colaboradores que ainda não obtiveram as certificações, a dedicarem parte do tempo livre ao estudo do conteúdo programático previsto para cada nível de teste, sem o que, mesmo com as adequações que estão sendo feitas, será muito difícil obter a aprovação, já que não há como baixar significativamente o nível de exigência das provas, sob pena de perdermos a razão da existência de um processo de certificação, e de vermos desqualificado todo o esforço que o segmento vem fazendo, em prol da melhoria da sua imagem.

ABRACAM - Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio

Anúncie no site da ABRACAM

A ABRACAM é o lugar ideal para você divulgar seu negócio ou produto. Anuncie em nosso portal.