Mensagem do Presidente Wilson Fantazini Nagem

É imbuído de enorme honra e sentimento de cooperação com os estimados associados que assumo a missão de presidir a Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio.

Venho me dedicando a esta instituição há dez anos, seja fazendo parte da diretoria executiva, seja como dirigente de corretora associada. Assumir o cargo mais alto da associação é de grande orgulho. 

Nestas quase duas décadas de existência, é indiscutível notar os avanços na eficiência da ABRACAM e, como não poderia deixar de ser, os benefícios que sua profissionalização trouxe ao segmento. 

A ABRACAM é, hoje, a principal entidade representativa das instituições financeiras do segmento cambial no Brasil. Somos membros de diversos grupos de trabalho que tratam as questões do segmento no ambiente das autoridades, e mantemos forte interlocução com entes reguladores, fiscalizadores e investigadores. Esse relacionamento é essencial para que a associação ponha sua agenda em discussão, e pretendo que isso seja intensificado. 

Ao assumir este cargo de grande relevância e responsabilidade, reafirmo meu compromisso em trabalhar para fortalecer ainda mais a ABRACAM como instituição representativa do segmento cambial. Isso passa por ampliar a profissionalização e a governança da associação com a contratação de colaboradores experientes em diversas áreas capazes de apoiar as atividades dos associados. 

Considero extremamente importante, também, o esforço empenhado nos últimos anos para promover a economia solidária, implantando novas tecnologias para dar maior transparência no processo de “conheça o seu cliente” (know your cliente) e no atendimento às demais determinações regulamentares. Com isso, as corretoras associadas podem focar suas atividades na sua essência: a assessoria, consultoria, diminuição de custos e fomento dos negócios de seus clientes, colaborando para o desenvolvimento do comércio de bens e serviços do País.

Vencemos muitos desafios nos últimos anos, mas temos outros tão grandes ou ainda maiores no horizonte. As políticas institucionais da ABRACAM precisam ser adensadas e permeadas, eliminando assimetrias de tratamento. Disso depende um fortalecimento do espírito associativo, o que será um dos pilares da minha gestão. 

Também me dedicarei, e estou certo que tenho o apoio dos demais integrantes da diretoria executiva, a permanentemente fomentar as boas práticas, com o reforço dos controles internos das instituições associadas e integral alinhamento à regulação e às orientações de supervisores e fiscalizadores. 

Trabalhamos hoje para construir os alicerces do que vislumbramos ser no futuro, e considero indispensável termos objetivos de longo prazo para a ABRACAM. Precisamos pensar na profissionalização da direção, com a contratação de executivos de mercado para alguns cargos.

 Devemos também discutir e caminhar para a autorregulação do segmento, com vistas a fortalecer nossa função no Sistema Financeiro Nacional. E também criaremos ferramentas para gestão institucional da ética no âmbito do segmento, com efetivas atribuições e avaliações de comportamento inadequados no mercado e propostas para seu tratamento.

 Assumo a presidência da ABRACAM com muito orgulho e garanto que me dedicarei com afinco ao sucesso desta missão.

 Conto com o apoio de todos!

 Wilson Fantazini Nagem

 

 

 

 

 

 

 

Anúncie no site da ABRACAM

A ABRACAM é o lugar ideal para você divulgar seu negócio ou produto. Anuncie em nosso portal.