Mensagem do Presidente

Assumir a presidência da Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio – ABRACAM é assumir um sério compromisso que gera simultaneamente a sensação de satisfação e demasiada responsabilidade.

Tenho orgulho de fazer parte desta entidade de classe que galgou com próprio empenho a posição e o prestígio que tem hoje perante o mercado.

Agradeço aos antecessores desta presidência pela dedicação e comprometo-me a executar da melhor forma possível este mandato. Desde minha participação como Diretor, tenho levado aos órgãos reguladores, propostas no sentido de atender e beneficiar as corretoras de cambio, aumentando a participação da Associação nas mudanças trazidas pelo setor de câmbio do Banco Central do Brasil.

A proximidade com as autoridades do nosso segmento e a iniciativa de criação de Grupos de Trabalho pelo Bacen, nos abriu uma canal de comunicação, facilitando nosso contato e nossas colocações, inclusive perante aos bancos. Obtivemos com essa proximidade conquistas recentes como o aumento das operações de posição própria para USD 100 mil e a participação efetiva no desenvolvimento do Novo Sistema Câmbio.

Recebemos também com satisfação, convites de entidades, tais como ABBI, FEBRABAN e ANBIMA para participarmos de Grupos de Trabalho Interno, para discussão de mudanças regulamentares da área de câmbio. Isso demonstra o reconhecimento e credibilidade da ABRACAM perante outras entidades do mercado.

Temos ainda grandes desafios a vencer como o aumento do número de associados, fortificando nossa base e nos tornando cada vez maiores, e a continuidade no desenvolvimento de sistemas de melhor qualidade no atendimento à legislação cambial, em parceria com os associados, visando sempre a redução dos custos através do sistema de Economia Solidária.

Outros pontos que nos despertam preocupação e que colocamos como metas para a Associação são:
• Aumento do limite de exposição cambial;
• Alteração na fórmula de cálculo do POPR;
• Autorização para abertura de Conta em Moeda Estrangeira no exterior;
• Criação de diretrizes de padronização de conduta ética para o mercado;
• Processo de formação e qualificação dos profissionais das categorias e instituições.

Tenham a certeza de que, enquanto eu estiver à frente desta Associação, a despeito dos desafios aqui colocados, esforçar-me-ei ao máximo para atendê-los, sempre focado no crescimento e fortalecimento da nossa classe.

União de todos é a chave para o sucesso individual.

Luciano Hiromitsu Hayata
Presidente da ABRACAM

Anúncie no site da ABRACAM

A ABRACAM é o lugar ideal para você divulgar seu negócio ou produto. Anuncie em nosso portal.